Ferramentas da Qualidade - 5S

quinta-feira, 21 de julho de 2011

 O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.


O Programa 5S é o primeiro passo para alcançar a qualidade.
Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da história do Japão. Geralmente
associamos a palavra qualidade e similares a símbolos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo.
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950,  logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada. 

•  1º S - SEIRI
- Senso de Utilização
•  2º S - SEITON - Senso de Organização
•  3º S - SEISOU - Senso de Limpeza
•  4º S - SEIKETSU - Senso de Saúde
 
•  5º S - SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
 


5S – 1º SENSO DE UTILIZAÇÃO

Seiri (整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.










0 comentários:

Postar um comentário